COMPARTILHAR

O Grupo de Agricultura Biodinâmica que atua na Colônia Esperança, desenvolvendo e implantando as práticas agrícolas criadas por Rudolf Steiner há quase 100 anos, iniciou um projeto de Agrofloresta convidando os membros do Clã Espiritual do Amor Fraterno a plantarem uma árvore no que será conhecido como “Bosque do Clã”. Cada um terá a oportunidade de ter uma árvore com seu nome e que representará sua presença naquele solo sagrado.

Esse projeto faz parte das atividades da Escola Agrícola Legião de Maria – Rudolf Steiner, já em andamento, e tem o objetivo de recuperar áreas de pastagem degradada e que não podem ser trabalhadas com máquinas pelo grau de inclinação do terreno.

Foram plantadas espécies frutíferas, medicinais e aromáticas que serão consorciadas com outras espécies, com a finalidade de produção paralela de alimentos enquanto as árvores plantadas se desenvolvem.

Desta forma, como ocorre na natureza, criaremos um ambiente de colaboração entre espécies e assim, criando condições de fertilidade de forma natural e contínua.

Esse tipo de formação é um método bastante difundido em propriedades agroecológicas e que agora inicia sua implantação na Colônia Esperança.

Esse plantio será ampliado a todas as áreas onde a arborização e o reflorestamento forem necessários na recuperação do solo, no aumento da diversidade de flora e fauna, no sombreamento e proteção das demais culturas como o café que já está instalado e passará a ser sombreado no futuro, conferindo uma qualidade diferenciada ao produto final.

Na implantação da agrofloresta estão sendo aplicados os Compostos e Preparados Biodinâmicos com a finalidade de trazer as forças cósmicas e humanas que atuam em sinergia com as forças das plantas e do solo.

Rudolf Steiner em seu Curso Agrícola nos ensina a maneira de agir conscientemente como co-autores da Obra Divina, através da elaboração e utilização desses preparados que utilizam as forças dos quatro Reinos da Natureza segundo a Antroposofia: Mineral, Vegetal, Animal e Hominal.

A equipe de voluntários formados por jovens membros do Clã e liderados por Leslie Avila, Médica Veterinária e especialista em Agricultura Biodinâmica, foram cumprimentados pelos Irmãos Espirituais Don Carlos Ramírez, Rudolf Steiner e Adolfo Schultz, que se manifestaram pela mediunidade de Gilberto Rissato, durante o Encontro do Clã e os incentivaram a dar continuidade a esse trabalho.

Os plantios das árvores serão continuados e todos aqueles que desejarem, podem encomendar sua árvore e aguardar a época de um novo plantio, que será divulgada pelas mídias utilizadas pelo TEMS.

Visite e ajude no desenvolvimento da Colônia Esperança que fica na Rodovia Fernão Dias, km 865, na Estrada Municipal dos Ferreiras, Bairro dos Ferreiras, em Pouso Alegre, Minas Gerais, Brasil.