Nome científico: Solanum melongena

Termo: Árabe “Badinjaña”

Origem: Região Tropical (Índia e China)

Fruto ou Legume: Formato alongado, oval, arredondado; sua cor varia de acordo com as variedades; seu sabor ligeiramente amargo, porém suave e sua propagação geralmente por sementes.

Propriedades: É rica em vitaminas complexo B; ela é antioxidante; ajuda a pele a ficar saudável e bonita; é também muito rica em cálcio, potássio e magnésio; auxilia em doenças do coração e previne vários tipos de câncer.

Benefícios: Melhora a saúde do cérebro; é um poderoso antioxidante; contém baixo teor de sódio; ajuda na gravidez (saúde do feto) por conter ácido cloragênico, ajuda a evitar o câncer; auxilia na perda de peso por ser rica em fibras; ajuda na energia e bom humor por conter vit B6 e tiamina, e grande aliado para doenças do coração. .

Curiosidades: Fruto X Legume:
Para um cientista, a berinjela é um fruto, pois sua estrutura é desenvolvida a partir do ovário de uma flor fecundada.

Para um feirante, a berinjela é um legume.

Na cozinha brasileira: Chás, sucos, lasanhas, tortas, refogados, empanadas, antepastos, cremes, conservas e muitos pratos saborosos por todo o mundo, principamente na Arábia.

 

 

 

Receita

Antepasto de Berinjela

 

Ingrente:

– 3 Berinjelas cortadas com a casca em quadradinhos;

– 2 abobrinhas de pescoço cortadas em quadradinhos (com ou sem sementes);

– 1 pimentão verde cortado em quadradinhos;

– 1 pimentão vermelho cortado em quadradinhos;

– 1 pimentão amarelo cortado em quadradinhos;

– 1 cebola grande picadinha em quadradinhos;

– 1 cabeça de alho (cortar em filetes finos);

– 1 colher (sopa) de orégano e sal a gosto;

– 2 colheres (sopa) de salsinha bem picadinha, pimenta do reino e pimenta calabresa seca a gosto;

– 1 xícara (chá) de vinagre branco;

– 3 xícaras (chá) de azeite;

– 1 xícara (chá) de azeitonas picadas a gosto;

– 1 xícara (chá) de amendoim torrado ou castanha de cajú picadas grosseiramente;

– 1 porção generosa de passas sem sementes (escura ou clara).

 

Modo de Preparo:

Cortar as berinjelas e deixar as abbrinhas e reservar separadamente em cada tigela.

Picar as cebolas, alho, salsinha e reservar separadamente em tigelinhas.

Panela a vapor:

Colocar berinjelas, quando começar a aquecer, murchar. Acrescentar abobrinhas e deixar murchar e coloque os 3 pimentões. Tampe a panela e cozinhe por 2 minutos.

Acrescente a cebola, alho, salsinha e não mexa mais. Deixe por mais 3 minutos e retire do vapor. Coloque em uma vasilha grande e começa a colocar o orégano, as pimentas secas, passas, azeitonas e misture. Acrescente azeite, vinagre e sal a gosto.

Misture bem e coloque em uma vasilha de vidro.

Obs: Colocar amendium ou castanhas de cajú quando for servir.

Se preferir que as passas fique naturais, ao ponto que está seca, coloque quando for servir.

O Antepasto ficará saboroso depois de 24horas.

Servir:

Acompanhe o antepasto com:

– Pães;

– Macarronada;

– Lanches;

– Arroz;

– Aperitivos;

– Churrasco.

 

– Por Márcia de Lourdes

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