Dentro da cultura cigana, podemos encontrar diversas curiosidades como a importância do bailado, a linguagem e o porquê de suas roupas serem sempre coloridas.

Dessa vez você vai descobrir sobre a culinária cigana.

Você sabia que durante as Slavas acontece a Cerimônia do Manrô? Saiba mais sobre esse alimento!

Existem muitas receitas de pães ciganos espalhados pelo mundo. Desde a receita tradicional (Kolacô) feita na Sérvia, na Rússia e na Albânia, até o Manrô feito no Brasil, na Espanha e em Portugal. Os pães sem fermento já eram conhecidos há tempos. Podemos encontrar vestígios desse alimento desde a época do Cristo até os dias atuais.

Você já ouviu falar sobre o Manrô? Seu significado é corpo de Cristo. É o pão redondo servido nas festas de comemoração da Padroeira do povo cigano, Sara Kali.

Cerimônia do Manrô realizada na Slava Sara Kali de 2018.

A cultura cigana acredita que para que os caminhos sejam abertos, é necessário que realize o corte do pão com as mãos, e cada um do Clã pegue um pedaço com as mãos e coma. A ideia inicial é de não usar facas para que seja apenas você quem vai abrir seus caminhos.  É colocado no pão o sal, simbolizando a vida, a alma e a relação de Deus com os religiosos. O pão é colocado dentro de uma tenda, onde é enfeitada com muitos lenços coloridos ao lado da imagem da Santa Sara Kali.

A vela de Sara Kali é cavada no meio do pão e tem a função de abençoar a união das famílias, propagar a prosperidade e atrair espíritos de luz, e, por isso fica acesa durante toda a festa, para iluminar os caminhos de todos os devotos. As pessoas vão até a mesa e mergulham o pão no sal, fazendo suas orações.

Na Slava a Sara Kali realizada pelo Templo Espiritual Maria Santíssima, em Pouso Alegre/MG, temos Leitura de Oráculos, Peregrinação, visitação ao Santuário e muitas outras atividades durante os dias do evento. Ela é realizada todo terceiro final de semana do mês de maio, e em 2019 acontecerá nos dias 18 e 19 a partir das 10 horas da manhã. Serão dois dias de muito bailado, alegria e magia cigana.

Participe e leve sua família e amigos!

Por Bethânia Caetano

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá muito boa tarde amigos e irmâos .
    Nâo sou cigano, mas admiro muito a vossa fé .
    E assim , tenho aprendido muito ao ver vossos videos que me inspiram cada vez mais .
    Adorava ir ai nessa grande celebraçâo da Santa Sara Kali, mas devido a minha situaçâo de desemprego , dividas para pagar e outros problemas mais , incluindo 2 hernias discais que me apareceram aqui na Suissa ,talvez seja um pouco dificil. Mas acredito sempre , que com o nosso Mestre JESUS,tudo é possivel.
    Sei que tudo vai passar e ainda vou poder dar um abraço a cada um de vós.
    Eu peço a Deus que ele vos proteja sempre .
    Aqui fica um grande abraço fraterno do vosso irmâo Silvio.

    • Olá, Silvio. Agradecemos por todo o apoio e por estar assistindo as mensagens que os espíritos nos trazem. Temos certeza que tudo irá melhorar em sua vida, por isso, não perca a fé!

      Que Deus te abençoe e proteja.

  2. Escuto todos os dias o programa madrugada com Deus. Na Rádio metrópole aqui no Rio Grande do Sul. Moro em Alvorada. Cresceu muito a minha Fé depois que aprendi com as mensagens dos irmãos espirituais. Queria saber a conta do Itaú para poder ajudar espontaneamente ao Templo. Pois o serviço é muito bonito e gratificante para as pessoas que necessitam de um apoio espiritual. No mundo vivemos sobre influência de energias. Parabéns. Salve Jesus. Salve Maria Santíssima.

    • Bom dia, Cristiano. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por ser nosso ouvinte diário.

      A conta do Banco Itaú é:

      Agência: 0585
      Conta corrente: 44581-0

      Deus o abençoe.

      Salve Jesus, Salve Maria Santíssima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe seu comentário.
Por favor, coloque seu nome aqui