Qualquer situação adversa que estivermos vivendo vai passar um dia, mas isso pode demorar para acontecer, ou ocorrer de forma rápida. As dificuldades que enfrentamos não são um castigo de Deus, ou produto da ação de inimigos, tratam-se de aprendizados que precisamos fazer. A vida é movimento, quando ficamos estagnados em nossa “zona de conforto” os problemas começam a aparecer. Quanto mais resistirmos em realizar as mudanças necessárias para acompanhar o processo evolutivo da vida, mais tempo sofreremos.

As causas dos nossos problemas podem ser diversas, muitas vezes é difícil percebermos porque elas estão infiltradas em nossa postura de vida. Abaixo cito algumas possibilidades, para que você utilize como um guia de autoconhecimento e identifique o que precisa fazer:

– Falta de autoconhecimento.
Infelizmente, grande parte das pessoas ainda não conseguiu identificar quais são suas habilidades naturais, por isso elas insistem em alcançar o sucesso atuando em áreas onde seus talentos não são necessários. O resultado é o fracasso, a frustração e o desenvolvimento da baixa estima. Não existem pessoas incompetentes, existem pessoas que até este momento não estão exercendo a função que lhes cabe. Deus criou cada ser humano como único, porque cada um de nós tem sua parte a fazer. Busque o autoconhecimento, identifique seus dons e coloque-os em prática.

– Alimentar pensamentos e emoções negativas.
Valorizar o mal que você vê nos outros, esquecendo-se que todas pessoas possuem qualidades e defeitos, vai fazer com que você puxe o pior da vida para si. Busque enxergar o bem em todas as situações e pessoas. Ter o hábito negativo de temer que o pior aconteça, ficar irritado com frequência e reclamar da vida, não viabiliza a solução de problemas.  Vigie seus pensamentos e emoções, pois eles funcionam como um imã que irá atrair a realidade a sua volta. Aquele que deseja colher o bem, precisa plantar o bem diariamente.

– Não ter o comprometimento necessário.
Observe que na natureza só os fortes sobrevivem. A nossa força deve ser utilizada para o desenvolvimento da coragem e da disciplina. Nos dias de hoje há uma tendência ao imediatismo, por vezes uma meta viável não é alcançada porque houve falta de persistência.  Quando se está a um passo de alcançar o objetivo desejado, as pessoas acabam por desistir de seu propósito.

– Praticar Atitudes prejudiciais à saúde.
Se você se alimenta mal, dorme pouco e não pratica exercícios físicos regularmente, não há mistério, com o tempo as doenças começarão a se manifestar.

– Ignorar as mudanças do meio em que vivemos.
Desprezar as mudanças ocorridas ao nosso redor certamente resultará em problemas. Podem ser mudanças climáticas, econômicas, tecnológicas, familiares, etc. Tudo está em movimento, precisamos estar atentos e nos adaptar às mudanças externas para não ficarmos desfasados. Observe as várias áreas de sua vida, reflita se você está desatualizado em alguma delas, e mude o que for necessário.

Deus Pai todo poderoso ajuda a todos os seus filhos sem exceção, a partir do momento em que pedimos auxílio, a providência divina começa a trabalhar em nossa vida. Porém, muitas vezes não conseguimos perceber que é preciso fazer algumas mudanças para que a solução de nossos problemas se realize. Não basta pedir a Deus, precisamos fazer a nossa parte, nos colocando em postura para receber as bênçãos divinas. Deus ajuda a quem se ajuda!

 

por Gisela Campiglia
Voluntária do TEMS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe seu comentário.
Por favor, coloque seu nome aqui