O feriado de Corpus Christi é comemorado no dia 20 de junho.Tem seu significado como o Corpo De Cristo. Assim como o dia de Santo Antônio, é uma das celebrações da Festa Junina. A comemoração foi instituída pelo Papa Urbano IV, no dia 8 de setembro de 1264. Tem como objetivo o mistério da eucaristia, não pelo fato de ser incompreendido, mas sim, porque Deus é o céu e a terra, é amor.

A festa acontece sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte, após o Domingo da Santíssima Trindade, em alusão a Quinta-feira Santa quando Jesus insistiu o sacramento da eucaristia. O dia de Corpus Christi não é um feriado nacional, mas o governo o classificou como ponto facultativo, ou seja, a entidade patronal é que decide se a pessoa vai trabalhar ou não, pois não há a obrigatoriedade de ser um dia de folga.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas lindamente para a passagem da marcha de padres e clérigos. Chamada de procissão, é comandada geralmente, pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja.

A tradição de enfeitar as ruas se iniciou na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. A procissão lembra muito a caminhada do povo de Deus para a Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná e suco doce. Com a instituição da eucaristia, o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Outro fato conhecido, é o Milagre de Bolsena, onde relatos afirmam que, em 1264, um sacerdote da Boêmia, chamado Pedro de Praga, foi à Roma para se encontrar com o Papa Urbano IV. Durante seu retorno à Boêmia, Pedro se rendeu em Bolsena e lá realizou o sacramento da eucaristia. A estória conta que começou a escorrer sangue da hóstia sagrada.

Por Bethânia Caetano

1 COMENTÁRIO

  1. Muito bom o texto sobre Corpus CHristi. Publiquei no Facebook. Infelizmente as pessoas curtem o feriado sem saber sequer se trata. Gratidao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe seu comentário.
Por favor, coloque seu nome aqui