O dia de São Pedro e São Paulo é comemorado no dia 29 de junho. São festividades típicas da Igreja Católica, horando a fé dos apóstolos Pedro e Paulo. Também é uma das celebrações da festa junina. Comemora-se nesse dia por conta de suas mortes e do translado das relíquias de ambos os santos.

Paulo de Tarso converteu-se e tornou-se um dos grandes evangelizadores da igreja primitiva. Não esteve entre os doze discípulos que seguiram Jesus mais de perto.

Pedro foi um pescador. Jesus o apontou como Seu sucessor entre os doze apóstolos e teve a missão de construir uma igreja que continuasse Sua obra.

Os dois morreram martirizados. São Paulo foi decapitado em Roma e São Pedro morreu crucificado, mas antes, pediu que virassem cruz de ponta cabeça, pois não se sentia digno de ter a mesma morte que seu mestre.

A data também é considerada o Dia do Papa, porque São Pedro, de acordo com a igreja, foi o primeiro papa, além de ter sido o que mais permaneceu no cargo, por 37 anos. O apóstolo considerado o guardião do céu, permitindo ou não que as chuvas caiam na terra. Além disso, é conhecido como o protetor das viúvas e dos pescadores.

São Paulo é um dos principais escritores do Novo Testamento. Vale lembrar, que a liturgia deste dia é usada para converter mais fieis para serem leais e seguidores de Jesus Cristo, assim como os dois apóstolos foram.

No evangelho de Mateus, Jesus confia a Igreja para Pedro: “Eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; e eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe seu comentário.
Por favor, coloque seu nome aqui