O óbvio sempre precisa ser dito repetidamente. Como escrevi no artigo passado “tudo o que vestimos comunica algo”. Nosso cérebro é capaz de interpretar uma imagem sem mesmo precisar de explicações prévias. Todos sabem as roupas que representam conforto, formalidade, luxo e sensualidade por exemplo. Mas o que a maioria das pessoas não conseguem fazer é encaixar cada estilo de traje em seu devido dress code.

 

Mas afinal de contas, o que significa o termo dress code? De uma forma simples podemos dizer que dress code significa o “código do vestir”, ou seja, o estilo de traje que deve ser adotado em ambientes especifícos. Por este momento temos dois tipos de dress code, o social e o corporativo (também chamado de profissional).

 

DRESS CODE SOCIAL

São os adotados para eventos sociais diversos, desde um simples almoço de família no final de semana até grandes eventos como premiações ou galas. Estar bem vestido para momentos tão diferentes significa estar adequado para a situação. Portanto, aquela combinação confortável de bermuda, tênis e camiseta está super adequada para o encontro familiar. O que vai determinar o sucesso do seu visual é o modelo de cada item, suas escolhas, combinações de cores e padronagens. Quando você receber um convite sem especificação de traje e tiver dúvidas sobre o que vestir, peça o dress code ao anfitrião.

 

DRESS CODE CORPORATIVO

Da mesma forma que existem empresas de diversos segmentos o dress code também varia de acordo com o ambiente. Ambientes de trabalho mais criativos e informais pedem mais casualidade, já os ambientes mais formais pedem trajes com maior formalidade. Caso você tenha dúvidas sobre o que vestir para estar mais adequado na sua área de atuação, o RH poderá esclarecer os tipos de roupas certas para você se apresentar da melhor maneira.

 

Estar adequado aos diferentes ambientes cria a sensação de pertencimento e melhora a performance do indivíduo. Por este motivo, marcar presença positivamente onde quer que você esteja, faz parte da construção da sua imagem, da sua reputação. No próximo artigo vou te apresentar os diferentes dress codes e dessa maneira te ajudar a ser mais assertivo possível em suas escolhas.

 

Afinal de contas, como já disse Jeff Bezos (CEO da Amazon) “sua marca é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala”. E então, como você quer ser lembrado?

 

– Por Marcos Lanznaster
Consultor de Imagem

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