O idealizador do sistema de tratamento através da energia das flores e outras plantas, foi o Dr. Edward Bach. Nasceu dia 24 de setembro de 1886, em Moseley, Inglaterra. Cresceu mostrando grande amor pela natureza e um interesse especial em aliviar o sofrimento humano.

Era um renomado médico homeopata e patologista em saúde pública e completou sua obra com a descoberta dos “Florais de Bach”, em meados de 1930, em Mont Vernon, na Inglaterra.

Segundo ele, para se recuperar de uma doença, é preciso ter uma mente sã e os Florais de Bach auxiliam a restabelecer um equilíbrio das emoções negativas.

Esse sistema terapêutico é composto de 38 essências de plantas e florais que nos ajudam a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia, sendo que cada um é indicado a uma emoção específica, podendo ser tomando individualmente ou em complexo de acordo com a necessidade.

Estudos recentes sobre as emoções e o sistema imunológico reforçam o ponto de vista de que a saúde emocional e a saúde física estão relacionadas, e cada vez mais a classe médica concorda que uma mente saudável garante realmente um corpo saudável.

Os Florais de Bach podem ajudá-lo a controlar os seus sentimentos e aproveitar a vida de uma forma positiva e produtiva.

O Dr. Bach identificou 38 estados negativos da mente e criou uma essência floral ou de planta para cada um desses sentimentos. Ele agrupou esses estados emocionais negativos em sete grupos emocionais gerais, nos quais se baseou para classificar as 38 essências individuais.

Nesse trabalho investigativo, passou os últimos anos de sua vida num pequeno chalé chamado Mount Vernon e foi ali que ele concluiu suas pesquisas.

Atualmente, Mount Vernon é mais conhecido como The Bach Centre (O Centro Bach) e os atuais responsáveis continuam a produzir as tinturas-mãe utilizando em muitos casos os mesmos locais identificados por Dr. Bach nos anos 30.

Os Florais de Bach são completamente naturais e podem ser utilizados por toda a família, inclusive em plantas e animais.

Existem dois métodos utilizados para preparar os medicamentos florais. Para maioria das flores delicadas o método de preparo é por meio do método solar onde mantém-se as sumidades floridas flutuando em água pura e expostas diretamente ao sol durante três horas.

Aquelas plantas mais lenhosas e aquelas que geralmente florescem quando o sol está menos forte, são geralmente preparadas pelo método de fervura, isto é, colocam-se para ferver as inflorescências da planta em água durante meia hora.

Em ambos os casos, após a energia do calor ter transferido a energia das flores para a água, esta é misturada com uma quantia igual de Brandy, e a esta mistura resultante se chama Tintura-Mãe (TM).

As TM são posteriormente diluídas em Brandy, numa proporção de duas gotas de remédio para 30 ml de Brandy, dando origem aos frascos de florais, conhecidos por remédios de estoque, que você encontra à venda nas farmácias homeopáticas.

Temos os sete grupos emocionais classificados da forma a seguir, com seus respectivos sistemas florais:

 

  1. MEDO – Rock Rose, Mimulus, Cherry Plum, Aspen, Red Chestnut

 

  1. INCERTEZA – Cerato, Scleranthus, Gentian, Gorse, Hornbeam, Wild Oat

 

  1. FALTA DE INTERESSE NO MUNDO À SUA VOLTA – Clematis, Honeysuckle, Wild Rose, Olive, White Chestnut, Mustard, Chestnut Bud

 

  1. SOLIDÃO – Water Violet, Impatiens, Heather

 

  1. HIPERSENSIBILIDADE AOS OUTROS – Agrimony, Centaury, Walnut, Holly

 

  1. DESALENTO OU DESESPERO – Larch, Pine, Elm, Sweet Chestnut, Star of Bethlehem, Willow, Oak, Crab Apple

 

  1. PREOCUPAÇÃO EXAGERADA PELO BEM-ESTAR DOS OUTROS – Chicory, Vervain, Vine, Beech, Rock Water

 

Há um floral que trabalha situações emergenciais, ou seja, é destinado aos primeiros socorros das emoções e da alma, a fim de restabelecer o equilíbrio após um abalo emocional inesperado. É conhecido como Rescue, e é utilizado em situações de crise e naqueles momentos em que não há possibilidade de fazer uma escolha mais exata dos florais.

Inicialmente, o Rescue era composto de apenas três essências: Impatiens, Clematis e Rock Rose. Posteriormente, foram acrescentadas mais duas essências: Star of Bethlehem e Cherry Plum, formando o Rescue que conhecemos hoje.

Ele pode ser utilizado em casos de ansiedade, antes de exames, cirurgias, provas, apresentações de trabalho ou entrevistas de emprego; imediatamente após um acidente ou assalto; perdas inesperadas de entes queridos ou qualquer tipo de situação estressante aguda.

Quando os problemas forem crônicos, antigos, enraizados, o mais indicado é fazer uma escolha mais assertiva dentre os 38 florais de Bach que existem, avaliando as condições emocionais e individuais da pessoa ou do animal.

– Por Leslie Avila   
Terapeuta homeopata

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe seu comentário.
Por favor, coloque seu nome aqui