Salve Jesus, Salve Maria Santíssima e Salve São Francisco de Assis meus amigos do bem!

Sexta-feira 13…

Como lidamos com as superstições sobre esse dia? E se nos depararmos com um gato negro?

Infelizmente há um dogma muito forte sobre os gatos pretos. Esses anjos que são cruelmente assassinados para utilizados em vários tipos de trabalhos de magia, e também por pessoas acharem que eles são maléficos!

Essa superstição teve origem na Idade Média, devido ao fato dos felinos terem hábitos noturnos, teriam parte com o demônio. E se o felino era da cor negra, pior ainda, por ser das trevas.

Houve até um Papa, Gregório XI, dizendo que os gatos pretos eram encarnação do Satanás.

Cerca de 70% dos gatos abandonados são pretos!

Isso se estende aos cães também! Há a chamada Síndrome do Cão Negro, onde estes animais são mais difíceis de serem adotados.

No século XV, o Papa Inocêncio chegou a incluir o gato preto na lista de perseguidos pela Inquisição. Já nos povos egípcios, estes seres eram reverenciados.

Precisamos nos ater à atitudes e pensamentos engessados, advindo de padrões arcaicos e preconceituosos, isso para tudo nas nossas vidas.

Sermos levados pelo coletivo pensante é muito perigoso, temos que ter nossas opiniões próprias e nossa personalidade, assim como nossas atitudes frente às situações!

Mais uma vez os animais nos ensinando a sermos melhores, e usarmos de respeito, cuidado e amor para com eles.

Então, meus amigos, quebrem essas barreiras do preconceito e façam da vida de vocês o que for de melhor, assim como para os animais que tanto precisam de nossos cuidados!

Boa sexta 13 para todos vocês, e que muitos bichanos pretos sejam amados e acolhidos!

 

Por Ely Maria Mussi
Bióloga/Psicanalista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe seu comentário.
Por favor, coloque seu nome aqui