O shofar é um instrumento produzido com chifre de carneiro, durante a época dos hebreus. É o instrumento mais antigo utilizado pelo homem. Além disso, é mencionado pela primeira vez em conexão à Revelação Divina no Monte Sinai, quando “a voz do shofar era forte demais e todo o povo do acampamento tremeu”. Para os judeus, não é apenas um instrumento musical, é também um instrumento tradicionalmente sagrado mesmo não produzindo sons delicados.

O shofar é utilizado como um grito de guerra contra o seu inimigo interior, impulsos maus e paixões, sendo considerado o chamado dos homens para algo importante que virá. Qualquer chifre pode ser usado para fazer o shofar, exceto de vaca e touro, pois estes chifres são chamados de “keren” e não shofar.

Ele é feito de um chifre de um animal casher (considerado limpo), de carneiro, em homenagem ao carneiro oferecido no lugar de Isaac, que foi colocado sobre o altar como um sacrifício de Deus.

Emite três sons característicos. Tekiá, Shevarim e Teruá. Tekiá sons contínuos, com um longo suspiro. Shevarim são três sons interrompidos como soluços. Teruá são nove ou mais sons curtíssimos, como suspiros entrecortados em prantos. Estes sons do shofar expressam sentimentos de profundo pesar pelas más ações que cometemos no nosso passado.

Também é mencionado no Livro de Josué (6, 1-20), sobre a conquista de Jericó e a queda das muralhas:

Durante o Cerimonial Egípcio, que acontece no dia 3 de agosto, a partir do pôr do sol, o Shofar é utilizado para iniciar esta cerimônia.
“1
Jericó estava completamente fechada por causa dos israelitas. Ninguém saía nem entrava. 2 Então, o SENHOR disse a Josué: “Saiba que entreguei nas suas mãos Jericó, seu rei e seus homens de guerra. 3 Marche uma vez ao redor da cidade, com todos os homens armados. Faça isso durante seis dias. 4 Sete sacerdotes levarão cada um uma trombeta de chifre de carneiro à frente da arca. No sétimo dia, marchem todos sete vezes ao redor da cidade, e os sacerdotes toquem as trombetas. 5 Quando as trombetas soarem um longo toque, todo o povo dará um forte grito; o muro da cidade cairá.

-Bethânia Caetano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe seu comentário.
Por favor, coloque seu nome aqui